Este blogue tem como objetivo a divulgação de alguns os trabalhos realizados na Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e da Comunicação.
sábado, 12 de outubro de 2013
Reflexão - O Jogo Online
Em baixo, encontra-se uma reflexão critica tendo por base alguns documentos da área das TIC, confrontado-os com o jogo "Separar as Sílabas" do site EscolaGames.
Separar as sílabas, é um jogo que tem como objetivo as crianças aprenderem a divisão silábica de varias palavras. O aspecto gráfico de um jogo, é bastante importante para o seu sucesso, pois torna-se apelativo e interessante de ser jogado pelas crianças. No entanto, o aspecto do website não detêm a maior importância, que concerne na aprendizagem, e no que toca a este jogo, o mesmo está um pouco facilitado, com o facto de ao se iniciar a atividade, aparece logo a resposta correta (através do numero de caixas ser igual ao numero de sílabas que a criança tem de adivinhar), o que torna, ao ser percebido pelas crianças, um jogo facilitado para as mesmas, o que vai fazer com que elas percam o interesse rapidamente. No nosso ponto de vista, é um jogo que incentiva a autonomia, e à tentativa de aprendizagem, isto porque, quando a criança não consegue fazer corretamente a contagem das sílabas, o sistema do jogo está programado, com a mensagem a dizer não só que cometeu um erro mas pede à criança que tente outra vez. O facto de o jogo ter pontuação também é um grande incentivo ao esforço da criança, que quer tentar e esforçar-se, para conseguir obter o maior numero de pontos, deste modo, estando involuntariamente a adquirir aprendizagem. É um jogo com aspetos positivos em relação ao seu tema, construção silábica, mas no entanto, tem fatores que o desvalorizam, como é o exemplo da falta de um menu, que deve existir sempre e ser o mais sugestivo possível nem existir nenhum tipo de ajuda possível ao utilizador.
Separar as sílabas, é um jogo que tem como objetivo as crianças aprenderem a divisão silábica de varias palavras. O aspecto gráfico de um jogo, é bastante importante para o seu sucesso, pois torna-se apelativo e interessante de ser jogado pelas crianças. No entanto, o aspecto do website não detêm a maior importância, que concerne na aprendizagem, e no que toca a este jogo, o mesmo está um pouco facilitado, com o facto de ao se iniciar a atividade, aparece logo a resposta correta (através do numero de caixas ser igual ao numero de sílabas que a criança tem de adivinhar), o que torna, ao ser percebido pelas crianças, um jogo facilitado para as mesmas, o que vai fazer com que elas percam o interesse rapidamente. No nosso ponto de vista, é um jogo que incentiva a autonomia, e à tentativa de aprendizagem, isto porque, quando a criança não consegue fazer corretamente a contagem das sílabas, o sistema do jogo está programado, com a mensagem a dizer não só que cometeu um erro mas pede à criança que tente outra vez. O facto de o jogo ter pontuação também é um grande incentivo ao esforço da criança, que quer tentar e esforçar-se, para conseguir obter o maior numero de pontos, deste modo, estando involuntariamente a adquirir aprendizagem.
ResponderEliminarÉ um jogo com aspetos positivos em relação ao seu tema, construção silábica, mas no entanto, tem fatores que o desvalorizam, como é o exemplo da falta de um menu, que deve existir sempre e ser o mais sugestivo possível nem existir nenhum tipo de ajuda possível ao utilizador.
Cara aluna,
ResponderEliminarfez um bom trabalho. No entanto, na página 2 da reflexão a expressão "no jogo" está repetida.
Cumprimentos
Rosário